quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Vamos falar de Ransonware


Fala Sobreviventes

Ransonware é em tradução livre “Vírus de Resgate”. Um vírus que invade seu servidor, sua maquina ou celular e “sequestra” seus dados.  Bloqueia todos os acessos e contas com uma criptografia pesada. Os criminosos infectam e assumem o controle de tudo que você tem no telefone ou no PC. De posse da sua privacidade, fazem contato por e-mail exigindo o pagamento do resgate através de uma moeda virtual, como Bitcoin. Isso evita que eles sejam rastreados e localizados, permitindo que continuem atuando sob anonimato. Confirmado o pagamento, os hackers liberam o conteúdo bloqueado.


Segundo o FBI, a estimativa é de que a nova modalidade de crime, que cresceu 65% em comparação com 2014, já tenha movimentado mais de R$70 milhões em todo o mundo e em 2016 a estimativa é que, infelizmente, seja o crime mais praticado na Web.
As vitimas dos Hackers são moradores de grandes cidades, empresas pequenas e médias, fábricas e até prefeituras. Infelizmente, por causa da criptografia pesada, depois de infectado é praticamente impossível reaver os dados sem que os próprios hackers liberem. Então as indicações nesse caso são:

  •          Tanto no computador quanto no Android, faça uso de um antivírus confiável. Lembre-se de mantê-lo atualizado para que possa efetivamente proteger o seu dispositivo de todas as versões da ameaça;

  •          Respeite os alertas do seu antivírus sobre possíveis ameaças oferecidas por sites e aplicativos;

  •          Se puder, prefira guardar seus arquivos na nuvem, em serviços como Dropbox e Google Drive. Se não tiver como, faça cópias de segurança (back-ups) diárias dos seus arquivos mais importantes;

  •          Se puder, faça os dois. Guarde seus arquivos na nuvem e em back-ups diariamente, pois a nuvem também é um risco para os vírus;

  •          Se tiver sido infectado, desligue o aparelho imediatamente e procure um especialista.



Quando isso acontece, o prejuízo pode ser imenso, como foi o caso de uma fábrica de móveis planejados em Goiânia. Numa segunda-feira, ao chegar para trabalhar, seus funcionários perceberam que os arquivos das máquinas estavam totalmente modificados e criptografados. Ficaram praticamente 15 dias parados para se reestruturarem. Foram perdidos o cadastro de clientes e fornecedores, folha de pagamento dos funcionários e o cadastro de todos os maquinários. Tentaram uma negociação com os hackers, oferecendo um valor menor que o solicitado e com o pagamento feito pessoalmente. Isso assustou os criminosos que sumiram, deixando os arquivos corrompidos. A empresa levou mais de 3 meses para recadastrar tudo e nem conseguem calcular o prejuízo gerado com isso.
Novos vírus e formas de apresentá-los surgem todos os dias. Suspeite de tudo o que não vier de fonte conhecida e fique atento aos detalhes de e-mails, sites e aplicativos que levantem suspeitas sobre a sua confiabilidade.
Então meus amigos, muita atenção e lembre-se, a sobrevivência depende de prevenção.
Espero te colaborado
Matéria do Fantástico sobre o assunto: 

Fonte : http://www.psafe.com/blog/ransomware-o-que-e-e-como-se-proteger-do-sequestro-de-dados-feito-por-hackers/



E não se equeça, Curta a página do blog :

Nenhum comentário:

Postar um comentário