sábado, 20 de agosto de 2016

KRAV-MAGA


Fala sobreviventes

Hoje decidir falar para vocês um pouco sobre a arte marcial que pratico e particularmente sou admirador, não vejo hoje outra arte com tamanha eficiência e técnicas tão precisas como a do Krav-Maga, Vou falar sobre ela.

O KRAV-MAGA começou na década de 1940, guerra, violência e morte. Era urgente o surgimento de um meio de se manter vivo. Os mais fortes, com um pouco de sorte, sobreviviam, os outros morriam. Fruto da necessidade básica de sobrevivência, o Krav Maga nasceu em meados dos anos 40 pelas mãos de Imi Lichtenfeld .
E foi a partir desta necessidade de lutar pela vida que um homem, Imi Lichtenfeld , criou um método para sobreviver no meio de todo aquele horror. Percebeu que todas as técnicas de combates e lutas que existiam eram ineficazes para aquela realidade brutal a qual vivia . E tendo como ferramenta apenas seu próprio corpo, percebeu que esta "ferramenta" poderia ser muito poderosa; entendeu que seus movimentos naturais poderiam ser trabalhados para a defesa própria e combate e que os seus pontos fracos e sensíveis também o eram para seus inimigos e adversários, afinal, um corpo humano é um corpo humano. Com esta conclusão, que a nós parece óbvia, decidiu criar uma técnica corporal e espiritual que seria eficiente para qualquer um, independente de força ou preparo físico, idade ou sexo, defender sua vida com aquilo que possuía, sua mente e seu corpo.

Em meados de 1940, nasceu o Krav Maga pelas mãos de Imi Lichtenfeld, pouco antes de sua independência. Um caminho de vida para o homem dos novos tempos, que traz soluções para qualquer tipo de violência, seja ela armada ou desarmada e até mesmo contra ataques terroristas e situações com reféns. Como berço os movimentos de resistência de judeus da Europa durante a 2ª Guerra, se desenvolveu e amadureceu em Israel, sendo utilizado pelos grupos de defesa que ali existiam e, com a independência do Estado em 1948, tornou-se a filosofia de defesa adotada pelo Tzahal, serviço militar israelense, polícia e serviço secreto. No início era restrito apenas à elite militar mas a partir de 1964 foi liberado o ensino aos militares em geral e à população civil dentro do Estado de Israel.
E foi neste momento que seu criador, com a preocupação de dar continuidade à sua obra transmitindo-a para o resto do mundo e para as próximas gerações, selecionou um pequeno grupo que seria treinado e preparado para este fim.
Em 1987, foi liberada a saída do Krav Maga para fora de Israel. Vários países como EUA, Inglaterra e França solicitaram cursos que obtiveram grande sucesso e aceitação.

KRAV-MAGA NO BRASIL

Em 18 de Janeiro de 1990, Kobi Lichtenstein chegou ao Brasil, com o objetivo de introduzir o Krav Maga na América do Sul. Kobi recebeu tal responsabilidade diretamente de Imi Lichtenfeld.
Em 28 de maio de 2010, durante os eventos da comemoração dos 100 anos do nascimento de Imi Lichtenfeld, a Federação Sul Americana de Krav Maga (FSAKM) organizou, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, a maior aula de defesa pessoal do mundo, que contou com a presença do Grão mestre Haim Gidon. O evento foi auditado e registrado pelo Guiness World Records. Compareceram 2.212 pessoas, que receberam instruções do Mestre Kobi em um palco montado na praia. O evento também serviu para comemorar os 20 anos da introdução do Krav Maga no Brasil.

Atualmente existem outras federações de Krav Maga no Brasil: a Federação Paulista de Krav Magá e Kapap, fundada na cidade de São José dos Campos, Interior de São Paulo, pelo mestre Clésio Mota Galvão Júnior, 4º Dan, ligada a Itay Gil, 6º Dan e capitão do exército de Israel. Além da Federação Brasileira de Krav Magá e Kapap , coordenada pelo professor Veruilson Nogueira e sob a direção do Grão Mestre Uri Refaeli
Krav Maga Real Combat, fundada na cidade de Ibitinga, interior do estado de São Paulo, liderada pelo Mestre Renato Pires, entidade forte e atuante em todo o Brasil, ligada oficialmente a WFMC, AFSO e a IPP, além de ter sua própria entidade internacional fundada no Brasil

FILOSOFIA E PRINCÍPIOS BÁSICOS:

A Filosofia do Krav Maga destaca a neutralização de ameaças, manobras de defesa e ataque simultâneos. O Krav Maga não possui uma federação esportiva oficial, também não há uniformes oficiais ou adornos, embora algumas organizações reconheçam o progresso pelo treinamento com divisas de categoria, níveis diferentes, e faixas.

ESCOLAS

Hoje eu conheço 4 grandes grupos e renomes internacionais em prática do Krav-maga, esses são:

BUKAN SCHOOL OF KRAV MAGA : Em 1994, Yaron recebeu o diploma de faixa preta 9º Dan, diretamente das mãos de Imi Lichtenfeld.. Esse é o mais alto grau concedido por Imi, incluindo o título de Grão Mestre, existindo documentos que provam isso, publicados em livro e internet, Hoje a BUKAN é uma organização mundial de ensino de KRAV MAGA.


ISRAELI KRAV MAGA ASSOCIATION (IKMA): O atual Presidente da Israeli Krav Maga Association em Israel, Haim Gidon, afirma que em uma cerimônia da IKMA, em que lhe foi concedido o 8º Dan, Imi Lichtenfeld assegurou que o 9º e 10º seriam os próximos a virem. Desse modo, o presidente da IKMA passou a utilizar o 10º Dan e o título de Grão-Mestre, pois este seria o desenrolar natural dos fatos. Para oficializar esse procedimento foi realizada uma eleição, em assembleia geral da IKMA, em que Haim Gidon foi declarado Grande Mestre e atribuído o 10º Dan

KRAV MAGEN (KAMI): Eli e Avi Avikzar deixam IKMA em 1987, fundam sua própria organização chamada KAMI e um estilo divergente do Krav Maga, o Krav Magen. Eli foi o primeiro aluno de Imi Lichtenfeld a ter recebido a graduação de 8º Dan, obtida apenas por Haim Gidon em 1996. Eli morreu em 2004 e Avi assume desde então o comando da organização

IKMF (INTERNATIONAL KRAV MAGA FEDERATION) : Eyal Yanilov afasta-se da IKMA em 1994 como 7º Dan. Em 24 de Outubro de 1995 Eyal e alguns dos seus instrutores pediram permissão a Imi para iniciar a sua própria organização - IKMF ou International Krav Maga Federation. Os fundadores da IKMF foram: Eyal Yanilov, Eli Ben-Ami, Gabi Noah, Micki Asulim, Zev Cohen e Shachar Klarfeld. Eyal é nomeado instrutor chefe da IKMF. Em 2010 por novas divergências com os restantes membros da direção da IKMF, Eyal afasta-se e cria a Krav Maga Global (KMG)


FEDERAÇÃO SUL AMERICANA DE KRAV-MAGA : Em 18 de Janeiro de 1990, Kobi Lichtenstein chegou ao Brasil, com o objetivo de introduzir o Krav Maga na América do Sul. Kobi recebeu tal responsabilidade diretamente de Imi Lichtenfeld.
Em 28 de maio de 2010, durante os eventos da comemoração dos 100 anos do nascimento de Imi Lichtenfeld, a Federação Sul Americana de Krav Maga (FSAKM) organizou, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, a maior aula de defesa pessoal do mundo, que contou com a presença do Grão mestre Haim Gidon. O evento foi auditado e registrado pelo Guiness World Records. Compareceram 2.212 pessoas, que receberam instruções do Mestre Kobi em um palco montado na praia. O evento também serviu para comemorar os 20 anos da introdução do Krav Maga no Brasil.

Grandes nomes do krav Maga no mundo.
Hoje nós temos grandes filmes e produções com técnicas do KRAV MAGA , são a Franquia Bourne, Liam Neeson com Taken(Busca implacável) e Keanu reeves com Jhon Wick(de volta ao jogo). Isso tudo mostra a efetividade da luta.
Hoje eu particularmente gosto muito de dois grandes nomes do momento ROY ELGHANAYAN (ex forças especiais do exercito israelense) e AVIVIT COHEN para mim hoje a melhor mestre de Krav Maga mulher.



Bom é isso, acho que ficou um pouco grande o artigo mas como disse antes sou apaixonado por isso e não vejo a hora de conhecer alguma dessas lendas.
Curta e compartilhe, nos ajude a gerar conteúdo de qualidade no brasil.
Abraços

E não perca semana que vem artigo inédito com o Corpo de Bombeiros Militares do ES.


https://www.facebook.com/sobrevivenciaurbanaoficial/

Nenhum comentário:

Postar um comentário