sábado, 3 de setembro de 2016

PRIMEIROS SOCORROS (PARTE 02)


KIT PRIMEIROS SOCORROS

Fala sobreviventes!
Hoje continuo meu papo com a CABO DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESPIRITO SANTO, Vânia Cavanchini. E nessa segunda parte da entrevista conversei sobre o “Kit primeiros socorros”.

O kit de primeiros socorros pode ser adquirido facilmente em farmácias ou pela internet, em sites especializados, ou no mercado livre. Mas a Cabo Cavachini nos deu o passo a passo de como montar o seu KIT com eficiência e qualidade necessárias para os casos de emergências.

KIT PRIMEIROS SOCORROS:

- GASES ( Usado para fazer a limpeza do ferimento ou estancar o sangramento. Importante molhar com soro antes para evitar que o sangue quando seco grude no curativo causando dor na retirada);
- LUVAS DESCARTÁVEIS ( O uso das luvas é muito importante para evitar contato com as feridas das vitimas, podendo ocasionar infecções);
- ATADURAS (As ataduras são para casos de fazer os curativos, ou em alguns casos, imobilizações necessárias);
- TESOURA SEM PONTA ( Importantes serem em inox para que não sofram corrosão com sangue ou o soro. Servem para cortar as roupas ou ataduras, até mesmo as gases para curativos menores);
- SORO LIQUIDO ( A Cabo Cavachini salienta que o soro precisa ser liquido. Eu questionei pois alguns kits possuem o soro em pó, mas ela informou que o soro em pó é para hidratação e não para limpeza de feridas. Soros são muito úteis para queimaduras também);
- ESPARADRAPOS ( Cavachini informa que não é obrigatório esse item no kit, pois você pode utilizar a própria atadura para amarrar).
LANTERNA (apesar de ser um item que a Cabo não falou em sua instrução muitas pessoas não tem o costume de carregar consigo uma lanterna, então pode agregar uma lanterna de bolso no kit para os casos de acidentes noturnos)
Muitos Kits no mercado possuem medicamento como anti-inflamatórios, antialérgicos e até repelentes. Mas a Cabo lembra que o Corpo de Bombeiro não faz medicação e nem aconselha ninguém a fazer medicação em pacientes. Quem faz isso são os médicos, pois nós não sabemos se isso vai causar uma alergia ou nem a dosagem necessária para aquela pessoa.
Listamos aqui o kit básico recomendado pela Cabo Vânia Cavachini, uma mulher incrível, com uma experiência de 10 anos na corporação e com muito conhecimento para passar. Fiquei impressionado com a atenção e o amor com que ela fala sobre sua carreira e seu trabalho. Passei a conhecer mais sobre a Cabo Cavachini e ainda mais sobre a mulher Vânia Cavachini.
Quero agradecer a Mulher e Cabo Vânia Cavachini e ao CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESPIRITO SANTO, pelo apoio em deixar usar as instalações e liberar o uso dessas imagens, apoiando o blog.

E não percam as novidades que vem por ai !!!
Compartilhe e nos ajude a divulgar nossos conteúdos que salvam vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário