domingo, 11 de setembro de 2016

10 passos essenciais de segurança ao volante.


Fala sobreviventes
Muitos confundem o ideal de defesa pessoal como,  Evitar o conflito para saber reagir, Assim como a defesa pessoal o transito é igual, temos de saber identificar os perigos e possíveis conflitos.
Abaixo mostro 10 passos que vão te deixar em um outro estágio de atenção no volante, são passos ensinados em treinamentos militares e em ocasiões de conflito.

      1.  Não acione o alarme a distancia


Ao contrario do que muitos pensam, acionar o alarme a distancia pode alertar a possíveis criminosos de qual é seu veiculo e aonde ele está. Afinal hoje em dia quando o alarme não é  sonoro ele é de farol, portanto acione próximo do veiculo.

2. Análise o ambiente antes de embarcar


Antes de entrar no veiculo analise a situação, olhe ao redor do carro e as possíveis ruas próximas, pois dessa forma se visualizar suspeitos pode se evadir rapidamente sem embarcar no veiculo indo sempre para um local mais movimentado, e lembrando faça essa análise antes de acionar o alarme para que não demonstre qual é seu veiculo.

3.   Entre e Saia


Nada de entrar no veiculo e olhar celular, ligar rádio, conversar sobre a vida, sempre entre coloque o cinto e saia, após isso pode ligar o rádio ou GPS  mas sempre com o carro parado no sinal ou em um lugar movimentado.

4. Posição de volante 21h e 15h


Desde 2014 todos os carros são obrigados a sair de fábrica com Air Bags e freios ABS em todos os modelos portanto ao contrario do que algumas pessoas falam,  a posição de dirigir 22:10h (dez horas e dez minutos), se estiver nessa posição em caso de acidentes o acionamento do air bags pode esmagar seus polegares, já a o posicionamento de 21:15h(nove horas e 15 minutos) seus polegares ficam na lateral e você utiliza a força dos bíceps para casos de acidentes.

5.  Kit Primeiros Socorros no veiculo


Na matéria anterior falei sobre o kit primeiros socorros, e a maior probabilidade de você ter que usar o seu kit é em acidente de transito. Portanto sempre leve um no porta luvas ou porta-malas.

6. Estacione de Ré


Toda parada em estacionamentos ou garagens tente estacionar de frente para a rua, a visão tem que ser para o lugar de acesso, pois em um caso de aproximação de suspeitos ou uma confusão a saída é imediata. ( No caso de militares ou segurança privada a reação de saque e disparo é mais eficiente quando está de frente para  o suspeito)

7. Entrada em Edifícios


Se você mora em condomínios ou edifícios com portaria ou vai visitar pessoas nesses lugar, a dica é antes de entrar pare próximo ao portão para acionar o controle e não de frente para o portão, assim dificulta uma abordagem criminosa e facilita a evasão do local, após entrar pare acione a Ré do veiculo e espere o portão fechar, é um pouco controverso essa técnica pois alguns acham muito arriscar parar o carro assim mas assim você confunde a ação criminosa e fica mais fácil uma reação se precisar.


8. Conheça seu carro


Não me esqueço nunca de uma das minhas primeiras aulas de Krav-Maga e meu mestre me questionou o faria se eu fosse sequestrado e colocado no porta-malas do meu carro, depois de varias respostas na qual a maioria seria coisas cinematográficas e talvez impossíveis de serem feitas  ele me falou: “você está esquecendo do fato mais importante, o carro é seu” ou seja eu posso antecipar isso deixando um kit sobrevivência no porta-malas ou um simples alicate tático para que possa abrir o porta-malas ou tirar a lanterna para sinalizar as pessoas do lado de fora, Então é simples conheça seu veiculo e todos os truques e defeitos dele.


9. Vidros Fechados


Sei que não são todos que tem carros com ar condicionado, para aqueles que tem sempre ande com os vidros fechados, o índice de furtos por oportunidades aqueles que os criminosos roubam por está fácil como uma bolsa no banco do carona ou um celular na mão do motorista, é imenso dentro das grandes cidades, portanto podemos evitar de dar a oportunidade a eles. E aqueles que não têm carros com ar condicionado podem andar com os vidros semiabertos onde seja difícil de acessar a janela do carro com facilidade.


10. Visão do Perigo


Sempre que chegar próximo a sua casa ou prédio e já for de noite, ligue o farol auto ao fazer o uso do farol auto você vai poder ampliar seu campo de visão, podendo visualizar possíveis suspeitos atrás de carros ou arvores, aconselho fazer isso toda rua ou via que você tiver pouca visibilidade e tiver de andar em uma velocidade mais baixa.

Agora com todas essas dicas essenciais podemos elevar o nível de vocês no quesito sobrevivência no volante, lembrando são técnicas que temos de inserir no cotidiano, pois nunca saberemos quando estamos de fato em perigo, mas com uso dessas simples técnicas diminuímos as chances de sermos vitimas .
Lembrando galera no ajude a compartilhar nossos conteúdos.

Abraços e fiquem ligados vem novidades por ai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário