quarta-feira, 19 de outubro de 2016

O QUE É O KEVLAR.


Fala Sobreviventes
Vocês sabem oque significa? por que desse nome? aonde foi criando? ou para que serve?
Nesse artigo irei te mostrar mais sobre o KEVLAR e porque ele é tão famoso.
Kevlar nada mais é que uma marca, registrada pela DuPont, que consiste em uma fibra sintética de para-aramida, muito conhecida pela sua resistência e leveza. Apresenta-se como um polímero muito resistente ao calor, chegando a ser cinco vezes mais resistente que o aço por unidade de peso. Sabe-se que sua queima só ocorre depois de 8 segundos exposto a temperaturas acima de 1000°C, fazendo com que seu uso em vários produtos se torne de extrema valia e importância, pois trás maior nível resistência aos mesmos.

Descoberto por Stephanie Kwolek, um cientista da DuPont, no ano de 1965 e lançado em 1982, esta fibra possui uma composição química e propriedades únicas que a faz diferente das demais fibras sintéticas. Esta combinação resultou em uma alta resistência, alto módulo e estabilidade térmica, abrindo um amplo campo de utilizações. O Kevlar é utilizado na fabricação de modelos de raquete de tênis, composição de alguns pneus, capacetes, coletes a prova de balas, capas de celulares, entre outros.

O capacete e coletes, por exemplo, usados pelas forças militares dos Estados Unidos desde a década de 1980, levam Kevlar em sua composição como um componente-chave, assim como os seus substitutos. A composição química do poli Kevlar, por sua vez, é para-phenyleneterephthalamide, sendo popularmente conhecida como para-aramida. Aramids pertencem a família de náilons, que são mais comuns, pois não apresentam muitas propriedades estruturais. O anel aramida Kevlar, por exemplo, dá estabilidade térmica, estrutura que lhe confere elevada resistência e módulo.
Contudo, esta super fibra é utilizada como base de equipamento de proteção por ser, na maioria das vezes, consideravelmente mais leve e mais fino do que seus equivalentes, usados tradicionalmente. Além disso, o Kevlar tem sido usado como um membro de força em cabos de fibras ópticas, tais como as utilizadas para a transmissão de dados de áudio, isto se deve, com certeza, a sua boa durabilidade. O seu grande diferencial, portanto, consiste no fato de suas fitas de polímeros se atraírem de tal maneira que formam camadas rígidas, por isso, acaba sendo mais resistente que o aço.


Tipos de Kevlar:

Kevlar® AP

Uma fibra de última geração que oferece alta performance, valor e maior flexibilidade de design em muitas aplicações.

Kevlar® 29 (K29)

A família original de tipos de produtos de Kevlar®, com propriedades de tensão semelhantes com muitos deniers e acabamentos. Esses fios são usados em aplicações balísticas, cordas e cabos, equipamentos de proteção como luvas resistentes a cortes, em usos de proteção à vida como capacetes, blindagem veicular e placas, e como reforço de borracha em pneus e mangueiras automotivas.

Kevlar® 49 (K49)

Tipo de alto módulo usado principalmente em cabos de fibra óptica, processamento têxtil, reforço de plásticos, cordas, cabos e compostos para artigos para esportes aquáticos e aplicações aeroespaciais.

Kevlar® 100

Fios de Kevlar® tingidos pelo produtos, usados em cordas e cabos, fitas e fixações, luvas e outros equipamentos de proteção, bem como em artigos esportivos.

Kevlar® 119

Tipos de fios de alongamento mais alto, flexíveis e resistentes à fatiga encontrados em artigos de borracha mecânica, como pneus, correias e mangueiras automotivas.

Kevlar® 129

Tipos de fios leves, de alta performance e alta tenacidade usados em equipamentos para motociclismo, acessórios de proteção à vida, cordas e cabos, e mangueiras de alta pressão usadas na indústria de óleo e gás.

Kevlar® KM2

Tecido que atende aos requisitos de desempenho para capacetes e coletes militares e para UDs de alto desempenho para revestimentos antifissuras.

Kevlar® KM2 Plus

Com alta tenacidade e resistência, é uma fibra de denier mais fina usada em coletes e capacetes para uso militar e policial.

Kevlar® AP

O Kevlar® AP para Desempenho Avançado ajuda a aumentar significativamente a economia de custo e a flexibilidade de design ajudando os fabricantes  a manufaturar produtos industriais e de consumo mais finos e resistentes.

Então está ai tudo que posso falar sobre o Kevlar, espero que posso ter ajudado a você e 
nos ajude a compartilhar nosso conteúdo e curti nosso página.
Abraços

Fontes:
https://www.oficinadanet.com.br/post/12079-o-que-e-kevlar
http://www.dupont.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário